gestão do tempo

Gestão do tempo: veja como otimizar as tarefas do dia a dia

A gestão do tempo é um desafio para muitas pessoas. Algumas tentam melhorar a rotina, separando o “lado pessoal” do “lado profissional”. O grande erro dessa estratégia está na sua própria essência. É muito difícil — talvez, impossível — simplesmente separar as duas dimensões da vida.

Ou seja, esquecer todo um dia de trabalho e ir para casa com a mente despreocupada não é tão simples. A todo momento, surgirão novas ideias, compromissos e obrigações em seus pensamentos. Da mesma forma, ir trabalhar, sem se preocupar, nem por 1 minuto com alguma situação ou obrigação relacionada à família é improvável.

Em tempos de pandemia e trabalho remoto, as duas dimensões da vida ficaram ainda mais conectadas, uma vez que ambas podem se desenrolar no mesmo ambiente: a residência. Logo, o que você deve aprender é como gerir o próprio tempo unindo as duas áreas.

Dessa forma, a gestão de tempo funcionará de modo eficiente em sua vida e você não se sentirá sobrecarregado. Nosso objetivo com este artigo é mostrar como ela pode ser utilizada a favor da sua própria saúde e bem-estar geral. Confira!

A importância da gestão de tempo

A gestão de tempo tem como foco principal organizar diversos compromissos de uma pessoa, evitando que o trabalho passe por cima da sua vida pessoal. O conceito é muito utilizado no ambiente empresarial, contudo, pode ser adaptado para o seu dia a dia.

Quem sabe gerenciar bem o seu tempo, não tem a preocupação com a separação do lado pessoal ou profissional. Essa pessoa conhece bem as suas prioridades e sabe como se dedicar em cada momento do seu dia às diferentes áreas da vida. Assim, esta pessoa estará mais feliz e realizada, o que aumenta sua produtividade e qualidade de vida.

As dicas para fazer a gestão do tempo

Entendida a importância de cuidar da gestão do tempo, mostraremos como esse processo funciona. Confira as nossas dicas!

Estabeleça uma rotina

Primeiro, é importante determinar uma rotina. O nosso cérebro é especialista em seguir padrões. Quando conseguimos programá-los, nosso cotidiano fica mais simples. O termo rotina pode soar ruim para algumas pessoas, mas não estamos tratando de algo prejudicial.

Pessoas com rotinas bem estabelecidas não sofrem com a falta de tempo e não têm dificuldades para incluir cada atividade na sua programação diária.

Use a tecnologia para criar uma lista de tarefas e compromissos

Por falar em programação diária, é interessante que você utilize a tecnologia para criar uma lista de tarefas que devem ser executadas no dia. Atualmente, existem aplicativos e softwares gratuitos que podem auxiliar nesse trabalho. Para isso, liste suas atividades e determine prazos tangíveis, conforme prioridades.

Separe um tempo para cuidar da saúde e investir em lazer e diversão

Na sua programação diária deve existir um tempo disponível para investir na sua saúde, bem como em atividades de diversão e lazer. Assim, é importante que você as encare como tarefas da sua lista.

Afinal, esses momentos fazem parte da vida e não podem ser excluídos de nenhuma forma. Em alguns casos, pode não ser possível inserir atividades de lazer em todos os dias. Contudo, sempre tenha previsões de tempo investido nessas áreas.

Quanto ao cuidado com a saúde, é possível aplicar com mais frequência. Logo, inclua a prática de atividades físicas, realização de consultas ou exames de rotina. Também tenha um tempo investido na preparação para a alimentação do seu dia e para um sono reparador.

Por fim, a gestão do tempo, quando aplicada à vida em geral, pode proporcionar um bem-estar geral. Assim, é possível alinhar benefícios relacionados à saúde física e mental. E por consequência, tornar você uma pessoa mais produtiva e focada.

Gostou das dicas deste artigo? Então, assine nossa newsletter e acompanhe sua caixa de entrada. Receba um conteúdo como este, toda semana!

Fale o que você pensa

O seu endereço de e-mail não será publicado.