como criar um banco de talentos

Você sabe como criar um banco de talentos? Nós explicamos!

No momento da atração e seleção de candidatos a uma vaga, é natural que a empresa receba uma grande quantidade de interessados. Com foco em manter a boa experiência dos candidatos e não dispensar talentos, nada mais justo que filtrar perfis que futuramente podem ser úteis em novas vagas. Para isso, é essencial saber como criar um banco de talentos efetivo.

Atualmente, a tecnologia é bastante benéfica para o processo de seleção de colaboradores, que pode ser ativo em diferentes momentos, não apenas quando há uma vaga em aberto. Um exemplo é contar com um software de recrutamento e admissão online, para deixar tudo mais simples e rápido.

Quer saber mais? Continue conosco e saiba quais são os benefícios do banco de talentos para a empresa e como criar o seu!

O que é um banco de talentos?

O banco de talentos é um conjunto de informações pessoais e profissionais de candidatos que participaram do processo de seleção de uma empresa, mas não foram previamente selecionados. Assim, os dados ficam armazenados para que os melhores talentos possam integrar o quadro de funcionários em novas oportunidades.

No entanto, o banco de talentos não precisa necessariamente ter só candidatos externos, pois pode reunir informações de colaboradores já efetivos. O objetivo é centralizar dados sobre as características e habilidades dos talentos para aproveitar em outras funções, no caso de uma promoção, por exemplo.

Após a transformação digital e a adequação das empresas à LGPD, os ambientes corporativos passaram a trabalhar diariamente com dados. Seja na melhoria da comunicação interna ou prospecção de profissionais que se encaixam no perfil de candidato ideal de uma vaga. 

Quais os benefícios desse tipo de recurso para as empresas?

Primeiramente, é uma estratégia que agiliza processos e, consequentemente, promove a redução de custos operacionais. Desse modo, é possível otimizar o tempo de contratação e focar em determinadas habilidades e competências que o profissional deve ter para executar corretamente as atividades diárias.

De modo geral, a presença das respectivas hard e soft skills necessária para uma função é bastante necessária para que o colaborador possa agir com eficiência e mantenha sua produtividade. Com o banco de dados, é possível realizar a triagem de currículos a partir de habilidades específicas.

Como criar um banco de talentos eficiente?

Primordialmente, é essencial receber e organizar os currículos recebidos em uma base dados. Como falamos anteriormente, a tecnologia é muito útil nessas horas e ajuda a segmentar contatos conforme as necessidades da empresa. Para isso, use um sistema integrado específico para a área de atração e seleção. Esse tipo de software tem a vantagem de permitir o upload do currículo dos candidatos.

Criando categorias no sistema, será mais fácil para armazenar os dados no arquivo. Seja por níveis hierárquicos ou por meio de outro tipo de organização que facilite a otimização das buscas futuras. Além disso, mantenha sempre o banco de talentos atualizado.

Contar com uma plataforma de atração e seleção torna 100% digital todas essas etapas, inclusive possibilitando a admissão online. Por meio dela, é possível realizar contratações mais rápidas, centralizar informações e manter a produtividade.

Agora que você sabe como criar um banco de talentos efetivo, amplie constantemente seu conhecimento e foque em mudanças que tragam um impacto positivo na sua cultura organizacional.

Com a intenção de agregar ainda mais valor para a sua gestão, continue conosco e veja o que mudou no recrutamento e seleção pós-pandemia

Fale o que você pensa

O seu endereço de e-mail não será publicado.