Inteligência emocional

Inteligência emocional: como ela pode ser desenvolvida na empresa?

A inteligência emocional é um conceito fundamental para todos os aspectos da vida. Pessoas com dificuldades em desenvolver essa habilidade podem sofrer com questões ligadas ao relacionamento interpessoal e, até mesmo, nas questões profissionais.

Por isto a inteligência emocional é largamente exigida no mundo corporativo há alguns anos. Desta forma, faz parte dos programas de treinamentos e desenvolvimento promovidos pela organização.

Neste artigo, você verá a importância desta habilidade para as empresas e como ela pode e deve ser aplicada no ambiente empresarial. Continue lendo!

A importância de se atentar à inteligência emocional de seus colaboradores

Os colaboradores são fundamentais para o sucesso da empresa. São o que faz a empresa estar viva. Quando eles não estão bem alinhados com os objetivos do negócio, é provável que comecem a sentir certas dificuldades, como desmotivação, falta de foco e disciplina.

Nesse sentido, o gestor deve ter atenção aos diversos fatores que podem estar interferindo no dia a dia das pessoas que atuam no ambiente empresarial. A inteligência emocional, portanto, surge como um dos elementos capazes de incrementar vantagens à gestão da sua equipe.

Ela pode ser definida como um conjunto de habilidades que tornam as pessoas capazes de identificar os seus sentimentos, bem como os de outras pessoas. Assim, encontrando motivações para gerir suas emoções de forma positiva.

O desenvolvimento da inteligência emocional no ambiente empresarial

Agora que você entendeu o que significa o termo inteligência emocional, bem como a sua importância, chegamos ao momento de aprimorar esta competência. Saiba como desenvolvê-la em sua equipe.

Invista no desenvolvimento

O primeiro passo é perceber as necessidades dos colaboradores no que diz respeito à inteligência emocional. A partir daí, você líder de uma área ou líder da área de Gente e Gestão poderá buscar parceiros qualificados para apresentar o conceito de Inteligência Emocional e iniciar a implantação junto à equipe. A partir de uma busca por autoconhecimento, os profissionais iniciarão uma jornada contínua de aprimoramento de sua inteligência emocional.

Não há formas mais eficientes de fazer isso do que apresentando esses elementos em treinamentos especiais, promovidos pela própria empresa, ou uma prestadora de serviço especializada.

Invista em team building

Outra dica interessante é investir no conceito chamado team building. Basicamente, ele significa consolidação de uma equipe. Desse modo, é aplicado um conjunto de práticas que tem por objetivo fortalecer as relações entre pessoas de um mesmo grupo.

O foco, portanto, é construir um relacionamento pautado no respeito, no diálogo e na cooperação, impactando a inteligência emocional de toda a equipe. Como consequência, de cada colaborador.

Construa uma rotina de feedbacks

Também é muito importante construir uma rotina de feedbacks. Tanto no sentido de reconhecer os bons feitos dos colaboradores quanto para orientá-los em relação às melhores práticas que devem adotar em alguma de suas atribuições.

Esse retorno por parte da empresa passa ao colaborador a mensagem de que ela se preocupa com seu bem estar e desenvolvimento. Então, proporciona uma aproximação maior da organização com ele, o que também favorece o desenvolvimento da inteligência emocional.

Ofereça auxílio especializado

Por fim, invista em auxílio profissional especializado. Afinal, todos nós podemos ter algum grau de dificuldade para desenvolver a inteligência emocional. Às vezes mais, às vezes menos, a dificuldade depende do contexto a que estamos submetidos, do desafio colocado, do nosso momento de vida, entre outros fatores. Por isto, um profissional da área pode entender com mais profundidade quais são as demandas do colaborador, oferecendo ferramentas para que ele possa adotar esse conceito em sua vida.

Negligenciar a necessidade de investir no desenvolvimento da inteligência emocional pode trazer consequências graves, afastando o colaborador da equipe e a própria empresa de seus principais objetivos. Consequentemente, pode trazer prejuízos graves para a organização, inclusive, financeiros. Por isso, não hesite em investir no aprimoramento contínuo desta habilidade, especialmente entre as lideranças.

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