ferramentas de assessment

Ferramentas de assessment: conheça as 5 principais e saiba como utilizá-las

Utilizar ferramentas de assessment ajuda a empresa a identificar conhecimentos, atitudes, habilidades e outros indicadores de performance em seus colaboradores. Já os processos de atração e seleção também precisam contar com esses recursos.

Isso porque são essenciais para encontrar os profissionais mais adequados para ocuparem uma vaga em determinado momento. Além disso, facilitam a constituição de uma ampla base de talentos com características de potenciais candidatos para o futuro.

Pensando nisso, mostramos neste artigo as principais ferramentas de assessment. Ademais, apresentamos as aplicações que podem existir em seu negócio. Continue lendo!

1. DISC

O DISC é considerado uma das ferramentas de assessment mais interessantes. O seu foco é melhorar e facilitar os treinamentos realizados na empresa. Assim, permite que os colaboradores compreendam de forma rápida todas as suas competências e comportamento no trabalho.

Em síntese, essa ferramenta trabalha 4 tendências. São elas:

  • Dominância;
  • Influência;
  • Estabilidade;
  • Conformidade.

As empresas utilizam o DISC para investir no desenvolvimento de colaboradores que ocupam cargos de gestão. Contudo, ele pode ser utilizado em procedimentos de atração e seleção, bem como em toda a sua equipe. Tanto no setor de Gente e Gestão quanto nos demais departamentos.

2. Avaliação de Inteligência Emocional

A segunda das ferramentas de gestão que precisamos mencionar é a Avaliação da Inteligência Emocional. Afinal, ela permite que os colaboradores entendam as suas competências emocionais e saibam estabelecer as suas próprias metas para o crescimento, na parte pessoal e profissional.

Dessa forma, é possível colocar todas essas metas em prática, identificando os pontos fortes e fracos da sua inteligência emocional.

3. Inventário de Tipologia Psicológica (ITP)

Outra importante ferramenta de assessment é o ITP. Ou seja, um tipo de inventário composto com 100 questões que pretendem demonstrar as preferências pessoais e profissionais do candidato a uma vaga.

Tenha em mente que não se trata de um teste psicológico. Contudo, de fato, um inventário que pode ser utilizado em todos os processos de atração e seleção na sua empresa, seja qual for o cargo.

4. Assessment de Competências

Também temos o Assessment de Competências. Portanto, ele funciona mediante a avaliação de habilidades intelectuais como o raciocínio abstrato ou a resolução de problemas, além de fatores de personalidade. Assim, interpretando os resultados e confrontando com as normas profissionais.

Com base nessas informações é possível extrair um panorama do candidato, observando características específicas que fornecem dados sobre as suas habilidades. Alguns exemplos são o processamento de informações, resoluções rápidas de problemas e pensamento crítico.

5. Mapeamento de Tipologia Organizacional (MTO)

Por fim, temos o MTO. Esse também é um tipo de inventário. Contudo, ele utiliza outra metodologia. Basicamente, é composto por 72 questões e mede a tipologia da organização. Nesse caso, a aplicação pode existir de modo a substituir briefings ineficientes em processos de atração e seleção.

Por meio dos resultados da tipologia da empresa, área ou vaga que receberá o novo colaborador, é possível comparar essas informações com o perfil do candidato. Assim, encontrando pessoas que têm match com os objetivos e as políticas da empresa.

Por fim, foi possível perceber que existem várias ferramentas de assessment que podem ser utilizadas em seu negócio. Portanto, não perca mais tempo e comece a implementação desses recursos quanto antes. Dessa forma, no próximo procedimento de atração e seleção, bem como em promoções internas, eles já serão utilizados.

Gostou deste artigo? Então, compartilhe o link em suas redes sociais. Assim, mais pessoas terão acesso a essas informações.

Fale o que você pensa

O seu endereço de e-mail não será publicado.