tipos-de-treinamento-para-empresas

5 tipos de treinamento para empresas que você deveria considerar

Atualmente, negócios de diversos segmentos buscam implementar processos de treinamento e desenvolvimento na intenção de auxiliar os seus colaboradores a agirem com mais foco, qualificação e produtividade no dia a dia. Dessa forma, é interessante que a equipe de Gente e Gestão conheça os principais tipos de treinamento para empresas.

Esses investimentos trazem vantagens já a médio prazo e ajudam a potencializar as competências de cada profissional. Por isso, é necessário escolher os treinamentos que melhor atendem às necessidades e demandas de colaboradores e empresa.

Sob esse ponto de vista, continue conosco e veja algumas alternativas que não podem ficar de fora da sua gestão. Boa leitura!

1. Treinamento de integração corporativa ou onboarding

De modo geral, é muito importante ter conhecimentos de boas práticas internas, a fim de integrar os colaboradores recém-contratados com mais facilidade. Dito isso, percebemos que o onboarding é um dos tipos de treinamento para empresas com valor imensurável nos dias de hoje. Sobretudo, quando notamos o quanto ele é imprescindível para a valorização da sua rede de novos talentos.

Afinal, com esse tipo de treinamento para empresas é possível ter uma melhor integração corporativa entre os novos e antigos colaboradores, de modo a fortalecer sua cultura organizacional. Além disso, permite que a missão, a visão e os valores estejam cada vez mais presentes na rotina dos profissionais. Assim, todos poderão trabalhar sob um objetivo em comum e otimizar resultados internos com maior facilidade.

2. Desenvolvimento de competências comportamentais

Como bem sabemos, é muito importante criar um ambiente com foco na produtividade e na inovação. Isso porque o mercado de trabalho tem demandas que se atualizam frequentemente, sendo fundamental que todos disponham de uma boa gestão do tempo e carreira.

Com a intenção de manter esse cenário, desenvolver competências comportamentais, ou soft skills, é um dos tipos de treinamento para empresas que melhora o engajamento, performance, interação e a motivação da equipe. Essas habilidades pessoais são capazes de influenciar o ambiente de trabalho e envolvem: inteligência emocional, trabalho em equipe, raciocínio lógico, criatividade, proatividade e boa comunicação.

3. Formação de facilitadores internos

O conhecimento adquirido através de uma estratégia de aprendizado contínuo ajudará os colaboradores a tomarem atitudes e fazerem escolhas com base no que trará benefício para a empresa de modo geral. Atualmente, muitas organizações querem que os profissionais tenham mais autonomia e qualificação apropriada no desenvolvimento de tarefas cotidianas. Para isso, é importante investir em métodos e técnicas que tenham como objetivo auxiliar as pessoas a serem propagadores do conhecimento dentro das empresas.

Em outras palavras, essa é uma forma de ensinar as pessoas a treinar e orientar uns aos outros. Em suma, é um investimento que tem como objetivo promover mais e mais propagadores de conhecimento dentro das empresas.

4. Treinamento de métodos de trabalho

Além dos treinamentos que tem como objetivo promover o desenvolvimento de lideranças e competências comportamentais das mais diversas, os métodos de trabalho são essenciais quando falamos em equipes com um alto desempenho. Os métodos de trabalho irão auxiliar os colaboradores tanto no trabalho individual quanto no trabalho em equipe.  

Cada método se enquadrará conforme a necessidade de cada time ou tipo de negócio da empresa. Os ganhos na aplicação de métodos de trabalho poderão abranger um leque quase infinito de possibilidades para o aumento da performance nas empresas. Desde métodos para condução de projetos e processos, quanto para interação, foco, priorização e comunicação entre os times.

5. Treinamentos de reciclagem

Não basta treinar as pessoas uma só vez. É preciso treinar sempre! Um erro cometido pelas empresas é o de apostar que, uma vez treinadas, suas equipes já estarão prontas. Vivemos em mundo em constante transformação e novos conhecimentos são necessários o tempo todo.

Garantir a alta performance dos seus colaboradores é também criar oportunidades para que eles se tornem cada vez melhores. A repetição, revisão e experimentação são excelentes formas para averiguarmos o quanto podemos aprimorar nossos conhecimentos, métodos de trabalho, uso de ferramentas e principalmente interação com nossos colegas de trabalho.

Por último, não se esqueça de focar também nos treinamentos técnicos em relação ao manuseio de certos aplicativos e softwares da empresa. De modo geral, esse é um dos tipos de treinamento para empresas que focam na qualificação profissional e ajuda sua organização a se atualizar constantemente.

Gostou dessas dicas? Ao se cadastrar em nossa newsletter, você receberá conteúdos inéditos para melhorar seus processos de Gente e Gestão.

Fale o que você pensa

O seu endereço de e-mail não será publicado.