employer branding

Como reter talentos com employer branding?

A confiança que uma empresa passa é um fator que favorece os processos de atração e fidelização. Normalmente, quando falamos desses dois assuntos, remetemos à conquista ou permanência de clientes. Entretanto, também é necessário pensar em como reter talentos no ambiente corporativo por meio do employer branding.

Nesse quesito, a retenção de talentos pode ser um desafio para as empresas e não deve ser vista como algo supérfluo após o processo de contratação. Quer saber mais detalhes sobre o assunto? Então continue conosco e veja como reter bons profissionais por meio do employer branding.

O que é employer branding?

O employer branding é um conjunto de ações usadas para propagar uma imagem positiva da empresa como local de trabalho. Esse processo não deve estar presente apenas no momento da atração e seleção. Ao passo que ele precisa prevalecer durante todo a experiência de trabalho de seus colaboradores.

Em outras palavras, são estratégias que visam criar verdadeiros defensores da sua marca. Ao conhecerem a relevância da sua empresa, os profissionais ajudam a melhorar constantemente o engajamento dela. Diante disso, é essencial manter um alto nível de satisfação pelas suas entregas e soluções estratégicas. 

Atualmente, esse processo depende da construção de um planejamento estratégico e desenvolvimento institucional, observando todas as formas de comunicação como um meio de aperfeiçoar sua reputação e ganhar a credibilidade das pessoas.

Qual a relação com os processos de atração e retenção?

Por meio do employer branding a empresa pode transmitir uma perspectiva positiva da organização. Assim, é possível atrair o maior número de profissionais que se adaptam ao perfil de candidato ideal das vagas. Ao maximizar seus pontos positivos, os candidatos se sentem engajados a fazer parte do quadro de colaboradores.

Desse modo, a empresa contará com equipes de alta performance, satisfeitas com seu local de trabalho e com total sinergia para realizar suas funções. Consequentemente, a retenção de talentos se torna uma realidade por conta do nível de satisfação desses profissionais.

Diante disso, é fundamental que o setor de Gente e Gestão use essa técnica para criar um ecossistema de aprendizado e desenvolvimento contínuo. Ambientes que estão em constante diálogo com a cultura de feedback e a inovação conseguem atrair pessoas com maior capacidade analítica e senso de liderança e pertencimento.

Como reter talentos na empresa?

Primeiramente, é interessante que a equipe de Gente e Gestão desenhe sua estratégia e faça um plano de ação referente ao que deseja alcançar com o employer branding. Afinal, é essencial acompanhar os resultados e enxergar pontos de melhorias para sempre agir de maneira assertiva.

Em seguida, defina o Employment Value Proposition, ou seja, as vantagens que a empresa oferta aos profissionais em relação à sua função. Sem dúvidas, essa etapa ajuda a criar um bom ambiente de trabalho com foco na produtividade e satisfação.

Por último, aposte em benefícios e outros sistemas de recompensas na intenção de gerar divulgação espontânea da sua organização e fortalecer os laços com esse público.

Neste conteúdo você aprendeu o quanto é importante implementar e valorizar a cultura da empresa por meio do employer branding. Portanto, aposte nessa forma de como reter talentos na empresa e obtenha resultados surpreendentes que colaboram para o crescimento empresarial.

Gostou do nosso conteúdo? Então não se esqueça de se inscrever na nossa newsletter para ficar por dentro de mais assuntos como este.

Quer receber mais conteúdos como esse gratuitamente?

Cadastre-se para receber os nossos conteúdos por e-mail.

Email registrado com sucesso
Opa! E-mail inválido, verifique se o e-mail está correto.
Ops! Captcha inválido, por favor verifique se o captcha está correto.

Fale o que você pensa

O seu endereço de e-mail não será publicado.