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Quais são as principais etapas do processo de atração e seleção?

Sem dúvidas, cada empresa carrega suas particularidades, mas todas seguem um processo bem definido para gerar um resultado positivo. Sobretudo para quem define o processo de atração e seleção com o objetivo de atrair profissionais com formações e experiências específicas ou raros no mercado.

Cada etapa busca evidenciar a certeza da combinação ideal entre o colaborador e os pré-requisitos da vaga. Assim, evita-se que ocorra a rotatividade de funcionários devido à inequação à cultura empresarial e aos valores que sustentam o negócio. As necessidades do cargo e da empresa são alinhados com os candidatos.

Nesse contexto, conheceremos nos tópicos abaixo as principais etapas para conduzir o processo de atração e seleção de uma maneira eficiente. Tenha uma boa leitura!

Análise de necessidades para vaga

Uma descrição de vaga bem-feita ajuda a atrair os melhores candidatos a preenchê-la. Neste caso, é essencial entender as necessidades e expectativas da sua empresa. Afinal, é por meio desse alinhamento que é possível decidir a importância de cada atividade no setor e a melhor maneira dela ser executada.

Sob esse ponto de vista, é nesse momento que devem ser demonstrados o propósito do time e as competências que os candidatos precisam para conduzir as demandas com sucesso. Assim, eles poderão compreender se têm inteligência emocional e as aptidões corretas para exercer as obrigações com eficiência e com o propósito de otimizar os resultados.

Descrição e divulgação da vaga

De antemão, é necessário que a descrição seja atrativa e mostre os principais benefícios que sua empresa oferece para a sua rede de talentos. São listadas também as funções desempenhadas no cargo e as competências técnicas e comportamentais esperadas do candidato. Essa etapa considera valores e cultura da empresa, além de propósito da vaga.

Em seguida, identifique os melhores meios de divulgação. Neste caso, é importante contar com um bom marketing de atração tanto nas redes quanto em sites de carreira. Ainda, é possível desenvolver uma linguagem e o tom que não deixe brechas para ruídos de comunicação. Além disso, não é interessante apostar em canais em que o seu público não se encontra ou não interage com frequência.

Seleção de currículos

Nesta etapa, é muito importante valorizar aqueles que estão dentro do perfil de candidato ideal. Dessa forma, é possível otimizar o tempo da triagem. Caso o volume de currículos seja grande, conte com a ajuda de uma plataforma inteligente de atração e seleção, a fim de automatizar esse processo.

Contato com candidatos e entrevistas

Nesses dois momentos é essencial cuidar de criar uma experiência positiva para os candidatos no processo de atração e seleção. Afinal, tudo deve acontecer de uma maneira respeitosa e empática. Desde o contato para marcar a entrevista até o momento de entrevistá-los e saber se eles se encaixam ao que a vaga propõe até a forma como a empresa retorna sobre o resultado da seleção para o candidato.

Monte o planejamento da entrevista, que pode ter roteiro estruturado, semiestruturado ou misto. Outra questão é a definição do melhor modelo para realizar essa etapa: presencial ou online.

Dinâmicas, testes e feedbacks

Além da realização dos testes técnicos, como de conhecimento e de lógica, também procure analisar o perfil comportamental dos candidatos à vaga no processo de atração e seleção. Aliado a isso, as dinâmicas ou gamificações também ajudam a perceber se eles se adéquam à cultura da empresa, conseguem solucionar questões rapidamente e sabem trabalhar bem em equipe.

Caso o candidato não se adeque ao perfil desejado para a posição, compartilhe com ele um feedback que reforce os aspecto positivos apresentados e o que falta desenvolver. Assim, eles poderão tentar novamente em outras oportunidades, após a evolução destes aspectos, pois o retorno foi respeitoso e permite uma boa impressão do seu negócio.

Neste conteúdo você conheceu as principais etapas do processo de atração e seleção. Então, é possível conduzir as fases profissionalmente, com foco nas necessidades de sua empresa para crescer e conquistar a confiança do público interno e externo.

Continue conosco e leia mais sobre a importância de identificar o perfil do candidato ideal antes da atração.

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