o-que-e-turnover

O que é turnover e como reduzir esse índice na empresa?

Você sabe exatamente o que é turnover e como reduzir esse índice? As saídas constantes de funcionários podem trazer algum recado para o time de Pessoas, como problemas no processo de atração e seleção, falta de alinhamento entre cultura da empresa e do colaborador ou poucas perspectivas de carreira. Por isso, é importante atentar aos dados que envolvem esse assunto.

Sob esse ponto de vista, vamos entender melhor sobre taxa de rotatividade neste conteúdo. Portanto, permaneça conosco e entenda por que essa métrica é importante e como calculá-la.

O que é turnover?

Trata-se de uma métrica bastante importante que mostra a taxa de rotatividade de pessoas na sua empresa. Resumidamente, existem tipos específicos que se aplicam a tal situação. Há o turnover voluntário, quando o colaborador decide sair por livre e espontânea vontade, e o involuntário, quando há motivos que colaboram para o desligamento do profissional.

Além disso, determinadas saídas impactam diretamente o desempenho das empresas. Afinal, algumas tarefas podem ser desenvolvidas por outros profissionais, mas também há aquelas que geram um custo maior de realocação, devido à complexidade da atividade e necessidade de especialistas na área.

Como calcular da taxa de turnover?

Primeiramente, é necessário somar o número de admissões com a quantidade de demissões. Em seguida, divida esse número por 2 e divida o resultado pelo total de colaboradores que sua empresa apresenta hoje. Por fim, multiplique por 100.

Por exemplo, digamos que sua empresa contratou 20 funcionários e demitiu 10 em um determinado período, encontrando-se hoje com 100. Então, ficaria: (20 + 10) / 2 = 15. Depois, 15 / 100 x 100 = 15%

Por que se preocupar com essa métrica?

De modo geral, o alto índice de turnover é bastante preocupante, pois significa que seus funcionários saem da empresa com pouco tempo de contratação, ou seja, sem alcançar o potencial pleno em sua posição. Assim, a organização apresentará colaboradores sempre em estágios iniciais de aprendizagem. Então, podemos dizer que os altos índices de turnover geram:

  • redução na produtividade/desempenho individual, de áreas e de toda a empresa, dependendo da situação;
  • baixo engajamento com a cultura organizacional;
  • baixo sentimento de pertença e protagonismo;
  • colaboradores sempre em estágios iniciais de aprendizagem que de forma geral apresentam menos condições e oportunidades de agregar valor por meio de propostas de melhorias e inovações;
  • colaboradores desmotivados por ver colegas entrarem e saírem a todo o tempo. Logo, não veem continuidade em seus projetos.

Quais ações podem reduzir esses números?

Primordialmente, é necessário aprimorar o processo de atração e seleção. Sob esse ponto de vista, estratégias como o funil de recrutamento e os assessments ajudam a alinhar mais informações que colaboram para a busca de um candidato ideal para determinada vaga. Com o assessment é possível investigar as motivações do profissional que o fazem se interessar pela sua empresa e o que ele espera no quesito crescimento profissional.

Use a cultura do feedback

O segundo passo é usar a cultura do feedback e manter o diálogo sempre aberto para criar um bom ambiente de trabalho. Afinal, é muito importante considerar a opinião dos seus profissionais e repassar pontos de acertos e melhorias. Este é um método eficiente para que lideranças colaborem no plano de carreira de liderados. Outro passo é impulsionar a área de DHO/ treinamentos, pois o investimento no desenvolvimento do profissional pode ser uma grande chave para a sua permanência na empresa.

Escute seu colaborador

Saiba o que ele valoriza, por que está em sua empresa e, assim, você entenderá o que o fará permanecer nela e em que pontos os objetivos da companhia se conectam com os objetivos do colaborador. Dessa forma, é possível criar estratégias que aumentarão o seu nível de realização e sentimento de pertencimento, quer dizer, a vontade de ficar na empresa, porque sente que há uma via de mão dupla entre ele e o empregador.

Por último, não se esqueça de criar uma política de valorização dos bons trabalhos feitos na empresa. Essa estratégia incentiva gestores a perceberem se os objetivos da companhia se conectam com os do colaborador.

Neste conteúdo, você aprendeu o que é turnover e como é possível reduzir a alta rotatividade de pessoas na sua empresa. Portanto, comece a realizar essas mudanças e faça com que todos apresentem um alto nível de lealdade com o seu negócio.

Por fim, aproveite para compartilhar este artigo nas redes sociais e ajudar sua rede de contatos a melhorar seu desempenho na área de Gente e Gestão.

Fale o que você pensa

O seu endereço de e-mail não será publicado.