técnicas de recrutamento e seleção

5 melhores técnicas de atração e seleção para adotar na sua empresa

Um dos principais desafios das empresas é encontrar colaboradores com perfil ideal para uma vaga disponível. Nesse sentido, surge a importância das técnicas de recrutamento e seleção. É isso que determinará as chances de atrair candidatos adequados para atender às necessidades de um negócio.

Desse modo, a área de atração e seleção dentro de uma empresa é a responsável por distinguir a melhor técnica, bem como a estratégia mais interessante a ser utilizada conforme a demanda de contratação.

Atualmente, existem técnicas para montar esse tipo de processo. Neste artigo, mostramos algumas delas com mais detalhes. Vamos conferir?

1. Seleção interna, uma das mais básicas técnicas de recrutamento e seleção

A seleção interna é uma excelente opção para alguns tipos de vagas, principalmente aquelas que exigem um conhecimento profundo sobre a cultura organizacional da empresa. Essa técnica explora uma fonte de candidatos que a organização conhece bem. Afinal, tratam-se de seus próprios colaboradores.

Além disso, existem outros benefícios muito interessantes, como:

  • processos de onboarding mais ágeis, tendo em vista que o candidato já é conhecedor dos processos internos;
  • melhoria na satisfação do colaborador alocado para outro setor;
  • motivação e engajamento dos outros profissionais, que enxergam a possibilidade de crescer na empresa.

2. Indicação de colaboradores

A indicação de colaboradores também é uma das técnicas de recrutamento e seleção muito utilizada. A indicação pode partir de gestores de departamentos ou até de colaboradores que convivem com o profissional que será realocado. Essa técnica pode ser aplicada junto com seleção interna.

3. Uso do banco de talentos/currículos

Os bancos de talento também são muito interessantes como técnicas de atração e seleção, sendo uma estratégia rápida e prática para atender a uma determinada demanda da empresa. Esse banco de talentos é criado por meio do site da organização, plataformas de recrutamento ou, até mesmo, em outros processos de seleção.

A partir desse momento, o recrutador busca dentro do seu banco de dados os profissionais que melhor combinam com as especificações da vaga.

4. Hunting para recrutamento e seleção

O Hunting é uma das técnicas de atração e seleção indicada para recrutar profissionais para cargos de grande complexidade ou que têm dificuldade de fechamento. A proposta, neste caso, é ir atrás de candidatos.

Ou seja, completamente o oposto do procedimento comum, que divulga a vaga e aguarda os currículos e a informação dos profissionais. Desse modo, o profissional de hunting caça talentos nos mais diversos meios, como redes sociais, conferências e eventos, contatos próximos e até na concorrência.

5. Inbound Recruiting

Por fim, não podemos nos esquecer do Inbound Recruiting, uma estratégia cujo objetivo é entender o tipo de candidato que a empresa deseja atrair. A partir de então, é estabelecida uma jornada atrativa para o candidato. Logo, fazendo com que ele tenha a sua atenção capturada pelo anúncio da vaga e envie o seu currículo.

Assim como ocorre com o Inbound Marketing, esse processo fornece conteúdos e enriquece o candidato, preparando-o para fazer parte da atração e seleção.

Como você pôde perceber, as técnicas de recrutamento e seleção são muito simples de serem aplicadas. Contudo, é muito importante saber distinguir aquela que melhor se adapta aos objetivos da sua empresa e às necessidades da vaga. Essa capacidade de escolher o melhor caminho é que denota inteligência e empatia, uma das forças do grupoprestarh.

Gostou deste artigo? Então, compartilhe-o em suas redes sociais para ajudar outros recrutadores e gestores a melhorar os seus processos de atração e seleção.

Fale o que você pensa

O seu endereço de e-mail não será publicado.