como contratar um menor aprendiz

Veja como contratar um menor aprendiz para sua empresa

No processo de atração e seleção, existem variadas formas de integrar pessoas aos departamentos da empresa, como contratar um menor aprendiz. A contratação de jovens aprendizes é um processo importante para um público que está dando os primeiros passos em sua carreira, mas também traz valor para o negócio.

Por meio dessa prática, a empresa pode conhecer novos talentos, capazes de contribuir com o crescimento da organização. Além disso, conta com uma nova visão de mundo, pautada na inovação e nos princípios das novas gerações. Ao mesmo tempo, seu negócio impulsiona a evolução desse profissional, que coloca em prática o conhecimento adquirido com os estudos.

Entretanto, o que é necessário saber antes de tomar essa decisão? Continue conosco e saiba como funciona o programa de jovem aprendiz e como deve ser realizada a contratação.

O que é o programa de aprendizagem e como funciona?

O programa de aprendizagem é um modelo de contração especial, que busca a inserção facilitada de jovens ao mercado de trabalho em seu primeiro emprego.

No contrato, se estabelece um prazo de até 2 anos, entre 11 e 24 meses, não podendo ser estendido ou reduzido. O fim pode ocorrer pelo próprio tempo estabelecido ou por inadequações do candidato às funções que ele ocupava.

Dentro do programa, existem organizações sem fins lucrativos e escolas técnicas que oferecem cursos gratuitos a indivíduos de 14 a 24 anos que nunca tiveram a oportunidade do primeiro emprego.

Assim, as parcerias facilitam a entrada dessas pessoas com a possibilidade delas serem jovens aprendizes, em empresas cadastradas. O intuito é contribuir com a formação teórica do menor na unidade formadora e a formação prática na empresa parceira, incentivando a contratação de pessoas já qualificadas.

Quais as obrigações relacionadas ao programa?

Em síntese, o jovem aprendiz tem os mesmos direitos que outros colaboradores contratados da sua empresa. Ou seja, ele terá direito a férias, décimo terceiro e acesso a benefícios como plano de saúde e vale-refeição. 

No entanto, a jornada de trabalho deve ser entre 4 e 6 horas diárias, podendo chegar a no máximo oito horas, desde que ele tenha completado o ensino fundamental. Além disso, o menor aprendiz recebe o salário mínimo por hora trabalhada.

Ao apostar na capacitação profissional desses jovens e prestar um acompanhamento sobre o conhecimento que eles adquiriram, isso serve de incentivo para grandes melhorias na empresa.

Como contratar um menor aprendiz?

Primeiramente, é necessário estabelecer um convênio com instituições de ensino que façam parte do Cadastro Nacional de Aprendizagem, pois é por meio dessa troca que a contratação de um jovem aprendiz será possível.

Em segundo lugar, a gestão de pessoas da empresa contratante define o escopo da vaga e usa mecanismos para alinhar o fit cultural da companhia com a do candidato. Além disso, as atividades que serão desenvolvidas pelo estudante devem ser condizentes com o plano do curso ofertado pela instituição formadora.

Por último, é importante analisar o perfil do futuro jovem aprendiz e notar suas habilidades comportamentais, já que ele ainda não tem muita experiência. Logo, um profissional deve ficar responsável por seu acompanhamento na empresa, observando pontos fortes e de melhoria.

Enfim, neste conteúdo você aprendeu como contratar um menor aprendiz e quais vantagens ele trará para sua empresa. Portanto, se deseja contribuir com a formação profissional de jovens, faça esse investimento que traz grandes impactos positivos para a sociedade.

Gostou do post? Com foco na contratação, outra dúvida muito comum é: posso contratar um temporário para cobrir férias de outro colaborador? Tire suas dúvidas nesse artigo.

Fale o que você pensa

O seu endereço de e-mail não será publicado.