triagem de currículo

Triagem de currículo: o que é e como fazer do jeito certo

A triagem de currículo é uma etapa que ajuda a escolher candidatos que apresentam maior aderência a determinada vaga. É nesse momento que a equipe de gente e gestão começa a selecionar os talentos que vão contribuir com a empresa.

Nos processos de atração e seleção, esse mecanismo demanda de várias análises e considerações que garantem uma boa escolha de candidato. Atualmente, estamos em um cenário em que há uma vasta procura por recolocação no mercado, tanto com atuação no modelo presencial quanto home office.

Diante disso, o grande volume de interessados pode impactar a escolha de candidatos que preencham os devidos requisitos. Portanto, em busca de manter a organização e a eficiência no processo, basta contar com boas práticas para não cometer erros que podem prejudicar o andamento do processo.

Quer saber como conduzir a triagem de currículo do jeito certo? Veja o que fazer e quais pontos considerar na escolha.

A importância da triagem de currículos

O sucesso das contratações depende muito de uma boa triagem de currículo. Filtrar candidatos que se alinham às exigências da vaga facilita a busca pela produtividade, eficiência das equipes e valorização do fit cultural. Ao conduzir esse processo de uma maneira assertiva, o setor de Gente e Gestão passa a trabalhar com mais padronização nos processos.

Desse modo, a equipe obtém um maior embasamento e pode apostar ainda na tecnologia para melhorar todo fluxo de trabalho. Assim, consegue-se identificar gargalos e corrigir erros que geram retrabalhos. Além disso, com os profissionais certos, as chances de criar um ambiente com foco na inovação e produtividade aumentam consideravelmente.

As principais dicas para fazer a triagem de currículo

Existem alguns critérios que deixam o processo de triagem de currículo mais estratégico. Desse modo, é possível ter mais consistência na busca por profissionais que se encaixam no perfil desejado e otimizar o tempo ao seguir recursos que facilitam a chegada até esse objetivo. Confira abaixo as principais dicas.

Pense na vaga e no candidato ideal para ela

Toda vaga precisa ser atrativa para cativar os melhores talentos, mas o processo que envolve a seleção deve valorizar a experiência e as habilidades do candidato. Por isso, considere as competências profissionais e se eles têm capacidade para cumprir as funções do cargo, atendendo aos requisitos de disponibilidade de horário, perfil e nível de escolaridade.

Analise as habilidades descritas

A triagem de currículos também é um momento para considerar as real skills do candidato, tanto os pontos positivos quanto negativos. Afinal, é interessante que ele possa agregar valor à empresa, de modo que todos cresçam em conformidade.

Revise as experiências anteriores

A trajetória profissional do candidato fala muito sobre características como: crescimento profissional, vontade de aprender e crescer, senso de liderança ou trabalho em grupo e suas capacidades. Portanto, revise com atenção, pois é um ponto fundamental na triagem de currículos.

Considere o fit cultural

De antemão, descarte currículos que não preenchem os requisitos mínimos e sempre considere o fit cultural, já que é muito importante que o candidato acredite nos mesmos valores da sua empresa. Lembre-se de que os funcionários representam seu negócio diante de clientes. Além disso, profissionais alinhados à cultura de seu local de trabalho agem de maneira mais coerente, produtiva e feliz.

Como você percebeu, a triagem de currículos demanda de vários processos e todos devem apresentar excelência para uma boa tomada de decisão. Se você quer otimizar essa etapa e agir com assertividade, conte com o melhor parceiro em gente e gestão.

Nós do grupoprestarh queremos melhorar suas etapas de atração e seleção com soluções estratégicas e inovadoras. Quer saber mais? Entre em contato conosco e conheça o que temos a oferecer!

Fale o que você pensa

O seu endereço de e-mail não será publicado.