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Hard skills e soft skills: como desenvolver entre os colaboradores?

Durante o processo de atração e seleção, as organizações valorizam diversas habilidades do candidato, que podem ser divididas em hard skills e soft skills. Ambas têm importância para o sucesso de um profissional na empresa, contribuindo para a prosperidade do negócio.

Ter esse cuidado na análise de currículos permite mais eficácia no processo de seleção, trazendo o perfil de candidato ideal para a empresa.

Conheça as diferenças entre hard e soft skills e os motivos que fazem essas habilidades serem tão importantes na qualificação do profissional.

O que são hard skills?

São habilidades técnicas fundamentais para a função da vaga. Por exemplo, graduação em uma área específica, especializações e MBA ou outros investimentos que o candidato fez para melhorar sua qualificação profissional.

Normalmente, elas estão presentes no currículo dos profissionais ou podem ser adquiridas ao longo do desenvolvimento individual deles na empresa. Por meio de cursos, workshops e demais treinamentos, por exemplo, a companhia oferece uma base para valorizar a rede de talentos.

O que são soft skills?

São habilidades interpessoais, que estão relacionadas a forma como as pessoas se comportam frente a diferentes situações do dia dia. Afinal, desenvolver habilidades comportamentais, sociais e emocionais, se tornou tão necessário quanto as técnicas, pois gerenciar bem suas emoções pode contribuir para a saúde do colaborador, do ambiente de trabalho e assim, favorecer o crescimento e desenvolvimento das pessoas e da organização.

As soft skills que mais contribuem para o diferencial competitivo de um profissional dentro de uma empresa são a facilidade em solucionar problemas complexos, a influência social, o senso de liderança e a gestão do tempo. Ademais, são características do profissional que mostram suas habilidades sociais e traços de personalidade.

Como ajudar no desenvolvimento dessas habilidades?

É importante considerar as hard e soft skills desde o processo seletivo para que haja alinhamento e maior desempenho. Como dissemos, isso impacta o clima organizacional e permite que os fluxos de trabalho sejam mais fluidos.

Com uma maior valorização de competências e habilidades, a produtividade dos departamentos aumenta. Assim, os líderes podem focar em soluções estratégicas que se alinhem com os valores e objetivos da empresa.

Entretanto, é possível investir em processos que promovam o desenvolvimento de tais habilidades. Por meio de treinamentos corporativos, programas de capacitação e parceria com instituições de ensino, ofereça recursos para aprimorar o candidato e fazer com que ele conheça novas ferramentas de trabalho. 

Aliado a isso, é fundamental acompanhar o desempenho de toda a equipe, mas também desenvolver programas de acompanhamento individual. Essa prática ajuda a melhorar demandas do profissional no ambiente corporativo. Assim, ele terá uma maior correspondência com o time que faz parte.

Neste conteúdo você aprendeu a diferença entre hard skills e soft skills e viu como é possível avaliar essas habilidades na equipe. Portanto, seja de maneira individual, seja em grupo, é fundamental valorizar essas habilidades para contribuir com o sucesso dos profissionais na empresa.

Continue conosco e conheça as 5 principais ferramentas de assessment e saiba como utilizá-las.

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