desafios do pdi

3 principais desafios do PDI que sua empresa pode enfrentar

Você sabe o que é um Plano de Desenvolvimento Individual? Estamos falando de uma forma de a empresa ajudar cada colaborador a conquistar seus objetivos de maneira eficaz. É uma ótima ferramenta para que o profissional alcance o máximo do seu potencial. No entanto, as organizações encaram alguns desafios do PDI durante sua implementação.

Afinal, além de auxiliar no constante alinhamento do profissional com os valores corporativos, é necessário analisar os resultados e fazer com que o time de Gente e Gestão se mostre à disposição para o crescimento de cada colaborador. Seja no âmbito profissional ou pessoal.

Na intenção de deixar esse processo mais prático nas empresas, continue conosco e veja as boas práticas para ajudar os colaboradores a reconhecer seus pontos de melhoria e auxiliar em seu crescimento.

A importância do PDI para a empresa

A princípio, a equipe de Gente e Gestão já tem um perfil profissional definido no início do processo de atração e seleção. Entretanto, conforme o aprimoramento e a experiência do colaborador com o seu cargo, ele poderá desenvolver novas habilidades e competências que agregam valor em sua função na empresa.

Diante disso, o Plano de Desenvolvimento Individual é um método que estabelece metas de curto, médio e longo prazos, fazendo com que o profissional se desenvolva melhor, com capacidade analítica e fortalecendo sua liderança, por exemplo, entre outros pontos de melhoria.

Dessa forma, a cultura empresarial deve ser voltada para a valorização do feedback e a aprendizagem contínua. Essas são ótimas formas de explorar pontos fortes na equipe e fazer uma tomada de decisões com foco no crescimento da organização em sua totalidade e de maneira individual, ressaltando particularidades de cada um.

Os principais desafios do PDI e como contorná-los

Um dos principais desafios do PDI é justamente o acompanhamento da evolução dos colaboradores no comprometimento das metas. Por falar nelas, elas precisam ser viáveis e dentro da realidade de cada profissional, ao passo que não devem ser irreais a ponto de aumentar ainda mais as dificuldades.

Nesse contexto, veja abaixo outras situações corriqueiras e como agir de maneira eficiente com o Plano de Desenvolvimento Individual.

1. Comprometimento dos colaboradores

Apesar do auxílio do departamento de Gente e Gestão, parte do próprio colaborador a concretização das mudanças necessárias. Dito isso, é essencial que haja comprometimento e que ele passe a estipular prazos para facilitar o alcance de seus objetivos.

2. Zona de conforto

Para que ocorra o comprometimento dos colaboradores, é necessário que eles saiam da zona de conforto. A empresa pode ser uma grande motivadora dessa mudança, basta trabalhar com um planejamento estratégico que melhora o engajamento com esse público.

3. Não considerar a carreira do colaborador

A princípio, um dos principais motivos da construção desse plano é o foco no planejamento da carreira do colaborador. A comunicação com o profissional deve ser evidenciada, pois a organização precisa se mostrar como um ambiente agradável que não impõe, mas expõe o quanto o trabalhador pode evoluir e melhorar em várias esferas da vida.

Neste conteúdo você conferiu os principais desafios do PDI e como tornar esse processo mais prático nas empresas. Portanto, invista nessas dicas e faça com que cada vez mais pessoas aprimorem seus conhecimentos e tenham sempre inteligência emocional para lidar com mudanças oportunas e benéficas na organização.

Gostou deste artigo? Fique por dentro de mais assuntos como este. Basta assinar agora mesmo a nossa newsletter!

Fale o que você pensa

O seu endereço de e-mail não será publicado.