equipe terceirizada

Saiba como fazer a gestão de equipe terceirizada no seu negócio

A terceirização de serviços promove a integração de profissionais especializados na empresa, permitindo mais eficiência operacional aos ambientes de trabalho. Entretanto, a gestão de equipe terceirizada pode parecer um desafio para alguns gestores, mas não deve ser um problema, pois é possível fazê-la de forma produtiva e assertiva.

Contratados e terceirizados trabalham no mesmo ambiente, por isso é interessante promover a boa experiência e o convívio das equipes, sabendo conduzir todos os profissionais para que, juntos, promovam um melhor desenvolvimento da empresa. Portanto, é essencial saber agir com sabedoria e agregar valor com ações assertivas.

Quer entender melhor sobre o assunto em busca de propor soluções adequadas? Então continue conosco e veja mais sobre gestão de equipes terceirizadas.

Quais as dificuldades comuns para gerir os terceirizados?

O sentimento de pertencimento à empresa é muito importante para fortalecer os laços entre profissionais e marca empregadora. Por isso, deve-se valorizar as equipes e considerar pontos de melhoria por meio da cultura de feedback. Sendo assim, a comunicação interna precisa ser passada também para o terceirizado, com o objetivo de integrá-lo no ambiente de trabalho.

O desafio fica por conta da não subordinação desse profissional a algum superior da empresa, além de falta de comunicação entre colegas e funções em departamentos. Por isso, é importante que a valorização do terceirizado seja feita por meio do exemplo, da integração e do incentivo, com correta orientação e boas condições de trabalho.

Essas são formas de garantir um trabalho eficiente, que auxilie no crescimento da empresa. Além disso, aposte em ações para integrar terceirizados e contratados, em busca de reforçar o fit cultural. Diante disso, você resolve outro problema presente na gestão de terceiros: a percepção do terceirizado quanto ao clima organizacional.

Ao perceber que está em um ambiente aberto ao diálogo, ele fica mais à vontade em propor mudanças que melhorem seus fluxos de trabalho e solucionar gargalos.

Além disso, o terceirizado deve levar com ele os valores da organização enquanto trabalha lá, repassando aos clientes, de modo a manter a reputação da marca empregadora. Lembre-se de que todo funcionário é um porta-voz da sua empresa.

Como fazer uma boa gestão de equipe terceirizada?

Primeiramente, é necessário que a gestão integre terceirizados e não terceirizados de uma maneira sutil e com total foco nos valores da sua empresa. De modo geral, é interessante que todos os profissionais se sintam em posição de igualdade, visando fortalecer o relacionamento e construir uma boa percepção deles em relação à companhia.

Aliado a isso, dê sempre feedbacks, pois é uma forma de aprimorar as capacidades das equipes e reconhecer problemas que se apresentam em esfera individual ou que atingem todo o grupo. Também é importante focar em treinamentos e ações de endomarketing que reforcem as características da sua empresa e a melhoria contínua do clima organizacional.

Desse modo, é possível que os líderes garantam o mesmo tratamento a todos. Essa proximidade com os terceirizados permite conhecer certas características e habilidades que podem contribuir com o processo de evolução do profissional. 

Portanto, é essencial apostar em treinamento corporativo, manter o time capacitado e apostar em um sistema de gestão online. Assim, os gestores acompanham o desempenho de cada profissional e escolhem a melhor maneira de propor mudanças.

Neste artigo você aprendeu as melhores práticas para fazer a gestão de uma equipe terceirizada do jeito certo. Portanto, aposte nesses cuidados para garantir o crescimento da empresa e permitir que a comunicação ocorra de forma produtiva e assertiva.

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