Como avaliar o fit cultural do candidato

Como avaliar o fit cultural do candidato?

No momento da atração e seleção, as competências técnicas não são os únicos pontos que devem ser considerados, mas também as questões culturais que envolvem a relação entre os colaboradores com a empresa. Por isso, é importante saber como avaliar o fit cultural do candidato.

De maneira geral, esse conhecimento é bastante válido, pois é fundamental que essas pessoas interessadas em trabalhar na sua empresa carreguem também os mesmos valores que ela preserva.

Então, se você deseja dar andamento a esse processo para que empresa e profissionais possam crescer em conformidade, continue conosco e explore o que considerar na avaliação do fit cultural dos candidatos.

Qual a importância de valorizar as questões culturais?

Normalmente, as empresas focam muito nas questões mais técnicas quando vão selecionar algum candidato. Sim, é muito importante que eles tenham conhecimentos técnicos para serem aplicados em suas funções. Entretanto, é fundamental que eles unam hard and soft skills adequadas às necessidades do cargo.

Em busca de manter os times em sinergia e comprometidos com os objetivos da empresa, as questões culturais também se tornam um dos pilares para as organizações que desejam fortalecer seu diferencial competitivo no mercado.

Desse modo, é possível criar um relacionamento duradouro com os colaboradores e manter o nível de satisfação deles em prestarem serviços à sua empresa. Consequentemente, cria-se um ambiente corporativo propício à aprendizagem contínua, cultura de feedback e crescimento mútuo.

Outros benefícios são a queda de turnover, o aumento de produtividade e a menor taxa de conflitos e estresse entre colaboradores.

O que considerar na avaliação do fit cultural?

A partir do primeiro contato, é fundamental passar a cultura organizacional da empresa, pois desde o período da atração e seleção o candidato já ficará familiarizado com os valores que aquele negócio carrega e preserva.

É muito importante que a área de Gente e Gestão considere o fit cultural como se fosse um projeto a ser aplicado em cada novo profissional que venha para ajudar a empresa crescer. Para isso, o uso do método assessment é bastante vantajoso e permite ter mais precisão nas contratações.

Como avaliar o fit cultural do candidato?

Primeiramente, os recrutadores devem falar abertamente sobre os valores da empresa. Aliás, é importante reforçar sempre essas informações nos principais canais de comunicação com o público-alvo e em ações de marketing que valorizem seu posicionamento de marca.

Depois, no processo de seleção, faça uma entrevista orientada a esse fim, para entender o perfil comportamental. Aplique ainda dinâmicas, que podem demonstrar aptidões como resiliência, flexibilidade, criatividade e cooperativismo. Além disso, algumas perguntas podem ser usadas durante testes de fit cultural. Por exemplo:

  • Quais caminhos você percorre para absorver conhecimento?
  • De que maneira consegue lidar com prazos?
  • Quais conquistas você se orgulha?
  • Que tipo de pessoa costuma moldar seu caráter?

Essas perguntas podem ser muito reveladoras e indicar se o candidato está adequado ou não à vaga em questão. Lembrando que essa é uma etapa muito importante em que se pode analisar vários tipos de talentos. Por isso, é muito importante considerar o que cada um propõe para que futuramente existam possibilidades de se encaixar em outras vagas presentes na empresa.

Neste conteúdo você aprendeu como avaliar o fit cultural do candidato. Portanto, use esse conhecimento a seu favor e otimize os seus resultados constantemente.

Gostou do nosso conteúdo? Não se esqueça de compartilhar este artigo nas redes sociais para que mais pessoas possam se beneficiar das informações contidas aqui. 

Fale o que você pensa

O seu endereço de e-mail não será publicado.