Como aplicar a cultura organizacional no processo de atração e seleção?
A cultura organizacional de uma empresa abrange sua história, valores, propósito, discursos e práticas diárias. Dessa forma, é importante criar políticas internas que busquem valorizá-las, desde o processo de atração e seleção de um colaborador.
Esse alinhamento permite que o candidato tenha o perfil ideal para a vaga e compartilhe da mesma cultura da empresa. Assim, é possível estabelecer uma identificação necessária que motiva o profissional a querer fazer parte daquele ambiente de trabalho e crescer junto à organização, preservando os mesmos valores.
Entretanto, qual é a melhor maneira de transparecer essa cultura naturalmente no processo de atração e seleção? É o que veremos agora!
Relação entre cultura organizacional e contratação
Para que um candidato tenha o perfil indicado para determinada vaga, ele deve apresentar as competências necessárias e um bom fit cultural, ou seja, um alto grau de afinidade com os valores e cultura praticados naquela empresa. Esse alinhamento impacta todo o ambiente de trabalho, desde as comunicações entre equipes e gestão até as lideranças.
Por isso é tão importante verificar, desde a fase de atração e seleção, se o profissional consegue se adaptar à cultura organizacional da empresa. Isso porque, em caso positivo, a gestão poderá ter mais precisão nas contratações e garantir que os valores da organização estejam vivos dentro de cada colaborador.
Dicas para alinhar a cultura organizacional ao processo de atração e seleção
O fit cultural da empresa ajuda o novo contratado a se adaptar ao ambiente com facilidade. Assim, pode enxergar melhorias que otimizem resultados e, consequentemente, alcançar as metas de uma maneira mais fácil.
Sem dúvidas, é um cuidado que melhora o clima organizacional e faz com que a companhia tenha sucesso em suas ações. Sob esse ponto de vista, confira abaixo como a área de Gente e Gestão pode alinhar a cultura ao processo de seleção.
Entenda os candidatos
O processo de atração e seleção conta com etapas bem definidas, e desde já é fundamental identificar as características e o comportamento dos candidatos. Assim, fica mais fácil perceber se eles se alinham com os valores e a cultura organizacional. Sobretudo, se dispõem de capacidade analítica e inteligência emocional para lidar com as responsabilidades da vaga e políticas internas.
Deixe clara a cultura da empresa
Não somente na descrição da vaga, mas também nos canais de comunicação que a empresa tem contato com o público. Afinal, essa atitude é o que ajuda a definir sua solidez no mercado.
Abra espaços para que o candidato conheça a empresa e sua cultura
Durante a atração, a empresa pode guiar os candidatos pela organização, à medida que eles avancem na seleção. Isso fará com eles conheçam a estrutura da empresa, os ambientes e profissionais, assim como os processos de trabalho e a convivência interna.
Portanto, apresente a empresa e tudo o que ela oferece ao profissional. Certamente, é uma experiência bastante favorável, que motivará essas pessoas a querer fazer parte daquele espaço.
Com essas dicas, é possível expressar a cultura organizacional e realizar a tomada de decisãode forma assertiva na hora de trazer um novo talento para a organização, garantindo assim, o alinhamento com o seu negócio.
Além disso, é muito importante contar com parceiros que ajudem sua empresa na contratação. O grupoprestarh tem a expertise de mercado para auxiliar nesse objetivo. Entre em contato e saiba como podemos iniciar uma parceria de sucesso!