avaliação de liderança

Por que e como fazer a avaliação de liderança?

Os diferentes tipos de avaliação de desempenho visam incentivar e valorizar talentos, melhorando a sinergia nos departamentos e sua produtividade. Nesse ponto, a avaliação de liderança também precisa ser conduzida para que os líderes possam ser desenvolvidos enquanto profissionais e continuem na sua jornada de crescimento.

A cultura de feedback ajuda esses profissionais a conduzir gestões transparentes e tomar decisões assertivas para o bom desempenho de todos. Dessa forma, eles conseguem avaliar pontos positivos e negativos nas atividades da empresa e fazer com que os colaboradores se aprimorem.

Logo, implantar e acompanhar o desenvolvimento de liderança colabora para a produtividade e o sucesso da sua empresa. Por isso, continue conosco e conheça as boas práticas para conduzir essa avaliação.

A importância do processo de avaliação e desenvolvimento

A avaliação de liderança mostra o quanto um colaborador com a função de líder pode incentivar ou não as mudanças individuais e do grupo. Afinal, as atitudes e práticas constantes nos fluxos de trabalho mostram possibilidades de melhorias que nem sempre a pessoa é capaz de perceber.

Sendo assim, a percepção do outro contribui para rever conceitos e práticas na rotina. O líder também deve ter a capacidade de notar ações que distanciam ou aproximam determinado colaborador dos outros membros do time. De maneira geral, esse contato e consideração do olhar da liderança ajuda a fortalecer as relações. Além disso, torna o convívio ainda mais benéfico para a otimização de resultados.

As principais características que devem ser avaliadas

Primordialmente, um dos pontos fundamentais da avaliação de liderança é a comunicação. Afinal, o tipo de linguagem e a adequação do discurso à realidade da empresa faz com que as pessoas captem as mensagens com maior facilidade, evitando qualquer tipo de ruído. 

A motivação também é uma característica muito presente do comportamento das pessoas que são líderes. Como dissemos anteriormente, as ações desses profissionais podem servir de inspiração. Consequentemente, é muito importante que os colaboradores tenham essa identificação para que a sinergia possa acontecer.

Aliado a isso, as lideranças precisam ter a inteligência emocional entre seus atributos. Ter a responsabilidade de conduzir com firmeza um grupo e saber lidar com as diferenças de público, opiniões ou comportamentos é fundamental. Outro ponto é saber gerenciar suas emoções diante da exigência por resultados e metas.

As ferramentas usadas para avaliação de liderança

A avaliação de liderança pode partir da autoavaliação ou da avaliação 180º, com foco no método top-down, ou seja, seus superiores conduzem essa atividade. Outro método é a avaliação 360º, que abrange considerar pontos fortes e fracos, observados por várias pessoas que interagem com aquele líder.

Por fim, não se esqueça de considerar o trabalho em equipe na avaliação de liderança. Assim, é possível perceber os fatores que precisam de uma atenção maior e recomendar treinamentos que tragam mais competências e habilidades para lidar com essa função de uma maneira produtiva.

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