escala 5 por 2

Escala 5 por 2: como funciona e o que diz a lei sobre o trabalho nessa escala

Seja na seleção de funcionários efetivos, seja na terceirização de serviços e contratação temporária, a empresa precisa determinar de que maneira será a distribuição do trabalho e suas respectivas folgas. Ao conhecer bem os tipos possíveis de escalas de trabalho, a gestão pode encontrar aquela que mais atende ao tipo de negócio

De maneira geral, existem vários modelos para seguir, como a escala 5 por 2, um dos exemplos mais corriqueiros do mercado, e a 6 por 1, comum em shoppings, restaurantes e mercados.

A princípio, o cuidado com esse detalhe é fundamental para organizar os fluxos de trabalho, a qualidade de vida do funcionário e o planejamento estratégico da empresa, visto que determinado cargo ou área de atuação do profissional pode demandar diferentes horas de trabalho.

Entretanto, de que maneira funciona a escala 5×2? É o que veremos a seguir! Confira todas as informações sobre o assunto.

O que é a escala 5 por 2?

Basicamente, é um modelo de contratação em que os colaboradores trabalham 5 dias seguidos e folgam 2. Por exemplo, eles vão ao expediente nos dias úteis e passam o final de semana em pleno gozo da folga. Essa é uma escala muito comum nas empresas que funcionam de segunda a sexta, de modo que diversos profissionais já se acostumaram com ela e a consideram o padrão.

Como funciona a escala 5×2?

Além de cumprir uma jornada não padronizada de 44 horas por semana sob a divisão da escala 5 por 2, os colaboradores podem conduzir esse procedimento por meio do revezamento. Em outras palavras, se a empresa permitir, o funcionário poderá trabalhar de domingo até quinta-feira e folgar na sexta e no sábado, por exemplo.

A saber, a Reforma Trabalhista de 2017 não alterou essa possibilidade. Seja como for, cada membro dos times continuará com o cumprimento de uma jornada com duração de 8 horas e 48 minutos por dia. Sempre com o direito de 1h de intervalo.

O que diz a legislação sobre esse modelo?

Segundo a Lei nº 5.452/43, não há nada especificamente focado na escala 5 por 2. Neste caso, o que prevalece são as diretrizes para as boas práticas no desenvolvimento das atividades e regras bastante pontuais. Por exemplo, o acordo que especifica que a duração da carga horária de trabalho normal não excederá o limite de 8 horas.

Já a remuneração da hora extra não pode apresentar um percentual menor que 50%. Além disso, é preciso ter um intervalo para repouso após, no mínimo, 6 horas contínuas de trabalho. E 11 horas ininterruptas de descanso em torno de 2 jornadas de trabalho. 

Como se dá o pagamento de feriados?

Em caso de trabalho em feriado, o funcionário tem direito a receber o valor da diária em dobro ou compensar a folga em outro dia, mantendo a remuneração relativa ao seu repouso da semana.

Neste artigo você conheceu como funciona a escala 5 por 2 na jornada de trabalho. Portanto, considere tais informações para ficar sempre em conformidade com a legislação.

Para manter seus colaboradores engajados, continue conosco e veja agora o que é turnover e como reduzir esse índice na empresa.

Fale o que você pensa

O seu endereço de e-mail não será publicado.